Como interpretar textos

Tipologia e Gêneros Textuais

Nesta dica, você aprenderá a diferença entre o que é tipologia textual e o que é gênero textual. Normalmente, aparece uma ou outra questão abordando sobre tal assunto, por isso é que o Professor Leo falará sobre essas duas definições:

A tipologia textual trata do tipo de texto, ou seja, como é ele formado. Há  cinco tipos de texto normalmente cobrados não só nas provas de  concursos públicos como também nas provas do Enem e vestibulares.

VEJAMOS:

Texto Dissertativo apresenta dois tipos:

  1. Expositivo cujo foco é apenas informar o leitor sobre determinado assunto.
  2. Argumentativo já tem o objetivo de convencer o leitor sobre alguma ideia. Embora possa haver informações, a prevalência é tentar levar o leitor a uma reflexão.
  3. Injuntivo é o que acabei de fazer logo acima: é todo texto que ensina a fazer alguma ação.
  4. Narrativo é aquele texto que sempre conta um fato verdadeiro ou não, portanto os verbos se encontram no tempo passado.
  5. Descritivo tem a finalidade de detalhar um objeto, lugar, pessoa (seres em geral). O texto é cheio de adjetivos – atributos – qualidades.

Quanto aos gêneros textuais é toda espécie de texto, ou seja, é toda forma de comunicação usada pelo seres humanos. Dentro da tipologia textual, têm-se várias formas de texto. Vejamos algumas:

Aula – chat – discurso – debate – piada – conversa-  edital – bula de remédios – multa – homenagem – email – leis – artigos – carta – editorial – mensagem  e muitas outras formas.

Agora você já é capaz de diferenciar esses dois termos.

Conheça nossos sites:

www.agoravouaprender.com.br

www.materiaisdeportugues.com.br 

Comentários

Deixe um comentário