Infarto ou enfarte? Qual é o correto?

[ad_1]

infarto ou enfarte
As duas formas estão corretas: infarto ou enfarte

Manoel sofreu um infarto. Ou será que Manoel sofreu na verdade um enfarte?

Muitos se confundem com essas duas palavras. Há pessoas que falam infarto e acham que enfarte está errado. Mas, afinal, é infarto ou enfarte?

Aí que está algo que é surpresa para muitos. As duas formas estão corretas. A palavra é uma variante, ou seja, palavra que tem mais de um modo de grafia.

Conhece mais palavras variantes? Vamos a alguns exemplos:

  • Assobiar e assoviar;
  • Toicinho e toucinho;
  • Loiro e louro.

Logo, Manoel sofreu um infarto. Porém, pode também ter sofrido um enfarte.

Infarto

O infarto ou enfarte é a consequência máxima da falta de oxigenação de um órgão ou parte dele.

Enfarte do ponto de vista médico

Encontramos esse artigo que defende que, do ponto de vista médico, infarto e enfarte não são a mesma coisa. Parte do artigo diz:

O Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, editado pelo Ministério da Educação, esclarece suficientemente a questão.

Lê-se no citado dicionário:

“ENFARTE, s.m. Ingurgitamento; inchação, o mesmo que enfartação e enfartamento; (Med.) divulgou-se amplamente essa designação para mencionar a necrose em conseqüência de supressão da circulação de um território vascular, que mais propriamente se deverá dizer infarto”.

“INFARTO, s.m. (Med.) Área hemorrágica ou necrótica por falta de circulação. Embora o Vocabulário da Academia Brasileira de Letras consigne somente enfarte, é de se adotar para este sentido exclusivamente a forma infarto, que corresponde exatamente ao quadro histopatológico que se quer designar, ao passo que enfarte significa ingurgitamento, inchação”.

A trombose e o infarto podem ocorrer em qualquer órgão, porém, dada a importância da trombose coronariana, quando se diz simplesmente infarto subentende-se infarto do miocárdio.

[ad_2]

Via

Comentários

Deixe um comentário