Novo por aqui? Aqui você pode fazer uma pergunta com sua dúvida ou responder a uma pergunta. Sugerimos ainda consultar o FAQ.

Autorealização ou auto-realização? Como escreve e o que significa?

+3 votos
42,868 visitas
perguntou 9 Set, 2014 por Luccas
Olá.
Desejo saber qual é o certo escrever na nova ortografia, se autorealização ou auto-realização e também o que significa, para saber se o uso estaria correto.

2 Respostas

+5 votos
respondida 9 Set, 2014 por Ana Flor Estudioso (6,960 pontos)
selecionada 9 Set, 2014 por admin
 
Melhor resposta
Luccas,

De acordo com a nova ortografia, a grafia correta é autorrealização, pois quando o prefixo (no caso, auto) terminar com vogal e a outra palavra começa com r ou s, dobram-se estas letras, como é o caso de minissaia, ultrassom, antirracismo.

E autorrealização é uma palavra envolta de uma série de sentidos psicológicos e estudada por várias teorias, mas vale o conceito direcionado ao desenvolvimento amplo da pessoa , ou seja, com habilidade para gerir sua própria vida, com foco e satisfação pelos resultados obtidos em suas ações. Encontrará bastante referência na psicologia humanista (Carl Rogers e Abraham Maslow).

Espero tê-lo ajudado!
comentou 9 Set, 2014 por Luccas Iniciante (200 pontos)
Perfeito, Ana Flor. Muito obrigado pela resposta exata e completa. Valeu mesmo!
comentou 10 Set, 2014 por Ana Flor Estudioso (6,960 pontos)
Por nada, Luccas! Este sítio é um espaço muito interessante para que possamos ajudar aos outros enquanto aprendemos!
comentou 30 Dez, 2014 por anônimo
Obrigado! Estava em dúvida.
comentou 25 Jul, 2016 por lmascencio@hotmail.com
Maravilhosa sua explicação!
comentou 11 Set, 2016 por Ana
Obrigada Luccas, foi de grande ajuda tua explicação :D
–3 votos
respondida 25 Dez, 2014 por Leonardo José Super Expert (174,960 pontos)

Luccas, primeiro, coloque sua foto no seu perfil para que eu possa reconhecê-lo; segundo, autorrealização se escreve com dois erres segundo a Nova Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa.

Autorrealização significa realização automática.

comentou 25 Dez, 2014 por Leonardo José Super Expert (174,960 pontos)
Vocês só podem estar de brincadeira comigo. Eu peço pelo amor de Deus que me deem votos positivos. Não aceito perder pontos, muito menos votos.
comentou 19 Abr, 2016 por Renato
Nossa!!! Além da indelicadeza e uma assinatura no mínimo arrogante, definir autorrealização como realização automática foi duro de ver. Autorrealização, de forma simplista, apenas utilizando o prefixo auto e a palavra realização, significa realização própria, realização pessoal.
Contudo, como respondido pela Ana Flor, seu conceito é multifacetado. Vide, por exemplo, Maslow (Teoria da Hierarquia das Necessidades) e Herzberg (Teoria dos dois fatores).
comentou 29 Abr, 2017 por Lin de Varga
MUito bom, Ana Flor. Inclusive a saborosa referência a Maslow e Rogers.Bom dia,Lin de Varga
comentou 29 Abr, 2017 por Leonardo José Super Expert (174,960 pontos)
Olha aqui, Renato, eu não sou arrogante quando peço votos positivos. Não escrevi nada errado, e outra coisa: apenas corrigi o comentário de Luccas.