Novo por aqui? Aqui você pode fazer uma pergunta com sua dúvida ou responder a uma pergunta. Sugerimos ainda consultar o FAQ.
  • Cadastro
Top usuários 05/2016
  1. Leonardo José 210 Pontos
  2. Gabriel Luiz 60 Pontos
  3. Rosa 20 Pontos

Prêmios do mês
1º lugar: 50 reais
2º lugar: 30 reais

Registre-se grátis e acumule pontos fazendo perguntas e respondendo a perguntas de outros usuários. Mostre que você é fera na língua portuguesa e outros assuntos. Veja aqui o ranking.

Você pode fazer perguntas anônimas e pode deixar respostas anônimas, mas estas não valem pontos!


estão ou estam

+2 votos
115,668 visitas
quando  devo usar estam ou estão em frases ?
perguntou 15 Set, 2012 em Ortografia por anônimo

2 Respostas

0 votos
 
Melhor resposta

Estam não existe. Estão é presente do plural do verbo estar.

Eles estão contentes.

Nossos filhos estão crescendo rápido.

respondida 17 Out, 2012 por anônimo
selecionada 7 Set, 2014 por admin
0 votos
estão... definitivamente!!!
respondida 17 Set, 2012 por anônimo
voces estão gatas
"Nossos filhos estão crescendo rápido".

Para evitar muitos erros de português por nos cometidos e preciso perceber quando e que usamos o gerúndio e se possível evitar melhor ainda.

Como evitar:
Na frase "Nossos filhos estão crescendo rápido" podemos substituir a expressão "...estão crescendo..." por estão a crescer.
No (NAO) Novo Acordo Ortográfico estão a tentar suprimir os artigos definidos, talvez por não saber o real uso do mesmo.

Assim se fala em bom português, o mesmo que e ensinado nas escolas.