Novo por aqui? Aqui você pode fazer uma pergunta com sua dúvida ou responder a uma pergunta. Sugerimos ainda consultar o FAQ.

Como se divide em sílabas a palavra gratuito?

+2 votos
21,649 visitas
perguntou 20 Jul, 2012 em Ortografia por anônimo
Qual o correto: gra-tui-to ou gra-tu-i-to? Qual o jeito certo de dividir em sílabas?
relacionada a uma pergunta para: a palavra gratuito não é paroxitona? por que?

7 Respostas

0 votos
respondida 25 Out, 2012 por tela.jgs Expert (24,130 pontos)
selecionada 7 Set, 2014 por admin
 
Melhor resposta

gratuito (Há tendência para a divisão silábica em “gra-tu-í-to”, mas a palavra não é acentuada, ok?.) é uma paróxitona, não acentuada.

http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica168.html

http://www.professor.bio.br/portugues/provas_topicos.asp?topico=Divis%E3o%20Sil%E1bica

 

 

comentou 9 Jun, 2014 por Leonardo José Super Expert (173,650 pontos)
Paroxítona se escreve com acento agudo no I.
comentou 23 Dez, 2016 por anônimo
"L. José Super Expert", a maior parte das paLAvras em nossa língua são paroxítonas, por isso quando uma palavra não é paroxítona ela preCIsa de aCENto (para chamar a atenção do leitor para a sílaba tônica que foge à habitual entonação da sílaba tônica). A palavra "pa-ro-XÍ-to-na" é uma proparoXÍtona indo ao enCONtro do expliCAdo; também vai ao encontro do explicado a palavra "gra-TUI-to".
+2 votos
respondida 11 Jun, 2014 por Prof. Araújo Colaborador (2,590 pontos)
A separação correta é: GRA-TUI-TO. Lembrem do que falei: A vogal é a base da sílaba. Este vocábulo é um paroxítono (-tui-), ao contrário de muitos brasileiros desavisados, que pronunciam "gra-tu-í-to", cometendo um erro chamado de silabada. Ela é uma palavra trissílaba com a presença de um ditongo.

Sds.
+1 voto
respondida 22 Jul, 2012 por anônimo
Pra mim é gra-tui-to.
+1 voto
respondida 30 Jul, 2012 por bueno Expert (19,360 pontos)
Concordo que seja gra-tui-to.
+1 voto
respondida 9 Mai, 2013 por PEDRO PAULO Iniciante (180 pontos)
Acredito ser assim: Gra-tui-to.
0 votos
respondida 9 Ago, 2012 por anônimo
a separação correta é gra-tu-i-to
comentou 9 Ago, 2012 por anônimo
Apenas por curiosidade, viu isso em alguma outra fonte?
0 votos
respondida 9 Jun, 2014 por Leonardo José Super Expert (173,650 pontos)
editado 6 Nov, 2016 por Leonardo José

Normalmente, gratuito se separa assim: gra-tui-to, mas no Wikcionário se separa gra.tui.to.